
Quando a Lingua Atrapalha: Declações Polêmicas de Famosos
03/05/2013 23:29
“Tudo o que eu faço e falo é referência para as pessoas. Sou um modelo. Por isso tenho tanto cuidado com o que eu coloco nas minhas letras e faço no palco.” A declaração de Joelma, vocalista da banda Calypso, foi dada em entrevista ao Viver há pouco mais de um mês. A paraense, evangélica, confessou sofrer preconceito por parte de colegas de religião pela profissão escolhida. Mas repetiu o que repudiara: “Já vi muitos (gays) se regenerarem. É como um drogrado tentando se recuperar”, declarou à Época.
O “deslize” da língua protagonizado pela cantora é traço recorrente no meio artístico. Amplificadas pelo alcance dos microfones e disseminadas nas redes sociais, declarações ofensivas a raça, sexualidade, gênero ou escolhas pessoais provocam alvoroço e mancham a imagem de personalidades apreciadas pelo público. “As crenças pessoais de um artista são problemas dele. Mas, a partir do momento em que se faz uso da figura pública para declarar uma coisa dessa, é um desserviço à sociedade”, condena a socióloga da Universidade Federal de Pernambuco, Maria Eduarda da Mota Rocha.
Joelma sentiu de imediato o efeito do comentário contra gays e o casamento entre pessoas do mesmo sexo. E tentou se retratar. Primeiro, no perfil oficial da banda no Twitter. “Falo em recuperação porque conheço pessoas que saíram dessa.” Depois, através de uma nota de esclarecimento emitida pela MC3 Produções Artísticas e a Great Assessoria, empresas que a assessoram. “O que foi relatado foram depoimentos, feitos a ela, de amigos e fãs, sobre a dificuldade que sentem - quando assim o desejam - de mudar a opção sexual”, dizia o texto. Ao Ego, a loira disse estar decidida a processar a revista, caso não “coloquem a declaração como teria sido feita”. E acrescentou: “não quis ofender ninguém”.
Nas redes sociais, famosos como Aguinaldo Silva alfinetaram a loira. "Joelma é a Lady Gaga do Recôncavo: canta mal, dança mal, rebola mal, se veste mal e quando abre a boca só fala besteira.” A apresentadora Adriane Galisteu foi além. “De droga ela entende, basta ver o último CD dela”. Não é a primeira vez que a cantora entra em atrito com a comunidade LGBT. Em 2012, a loira protagonizou um vídeo em que tenta “converter” um garoto à heterossexualidade. “Meu filho, você vai se converter, vai virar homem, casar, ter filhos. Aí você vai dar muita alegria para o seu pai, para sua mãe”, falava a um fã. Polido, o garoto rebateu: “Mas eu sou feliz”. Coube a Joelma dizer que tudo não passou de uma brincadeira.
Você pode escrever aqui...
—————